A arteterapia se preocupa com a pessoa. Não é um produto, ou um projeto sobre ela, e sim um projeto com ela, a partir de seu estado emocional, mental e de seu desejo de transformação e crescimento pessoal.
Pode ser definida como uma disciplina com especificidades e limites concretos. É uma ajuda – terapia para alguns – que utiliza as artes plásticas como meio para recuperar ou melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social da pessoa. Os objetivos da arteterapia são os mesmos dos da psicoterapia.
Utiliza materiais e técnicas de fabricação de arte para facilitar o processo pelo qual uma pessoa é capaz de desenvolver ou aprimorar o senso de si. É baseado na crença de que o processo criativo espelha o eu e é curador e aprimora a vida. Através do processo de criação de arte com um arteterapeuta, é possível aumentar a autoconsciência, lidar com o estresse e as experiências traumáticas, desenvolver habilidades motoras e aprimorar as habilidades cognitivas.
A visão da arte aqui seria uma representação simbólica da vida intrapsíquica e do exterior da pessoa. Por essa razão, todo o processo da arte terapia busca promover o autoconhecimento e o conhecimento do seu exterior. Além disso, essa forma de expressão ajudaria a pessoa entender as mudanças necessárias em seu comportamento, o que facilitaria uma intervenção.
A arteterapia pode ser aplicada à todas as faixas etárias, sendo em níveis terapêuticos ou educativos. Sendo que, no último caso, seria voltada para o desenvolvimento educativo em si. Em relação ao nível criativo, a modalidade escolhida deve ser construída junto com o participante ou grupo. Como assim? Como dissemos antes, trata-se de um projeto com a pessoa em si mesma. Dessa forma, ela precisa se adequar às necessidades ou objetivos desta. Há várias modalidades expressivas em que a arte terapia pode ser desenvolvida. Aqui listo 7 delas:
- Pintura
- Contação de Histórias
- Movimento e dança
- Escrita criativa
- Colagem
- Dramatização
- Desenho
A arte é algo que nos acompanha desde tempos remotos. Os homens das cavernas faziam das pinturas rupestres uma forma de comunicação e expressão íntima, além de contarem suas histórias até os dias atuais.
Portanto, o que entendemos por arte não é só o que está no museu, um quadro de um artista famoso. Ela é formada por vários componentes que mostram quem somos e o que queremos dizer por diversos meios. É uma das formas mais clara, expressiva e regenerativa que está ao nosso alcance, na nossa história, e por que não, no nosso presente? Descubra essa modalidade incrível e se descubra incrível com tudo que a arte e a terapia juntas podem te revelar.
