VIA STUDIUM

Cursos de Autoperformance

Com mais de 20 anos na prática terapêutica e espiritual, em grupo e individual, tratando grande volume de sofrimento emocional, inclusive transtornos de ansiedade e depressão, percebi que todo o tratamento permeava a desconstrução de crenças centrais limitantes, bem como, desenvolvimento de baixa autoestima, segurança pessoal, autoconfiança, autoeficácia, amor próprio, autonomia, iniciativa, senso de merecimento e poder pessoal.

Não fomos ensinados, treinados, nem verdadeiramente, acompanhados na formação de nossa personalidade, autopercepção, habilidades sociais e conscientização. Essa visão e conhecimento do desenvolvimento da mente humana até seus 7 primários anos de idade, não eram de conhecimento geral, muito menos, de prática educacional.

Em via disso, acredito ser importante a pessoa ter um caminho a seguir para seu desenvolvimento pessoal e espiritual, que facilitasse a mesma trilhar, visto que, neste estágio enquanto adulta, a pessoa já se encontra em sofrimento emocional, mental, espiritual, e sentindo-se perdida em sua vida e em si mesma.

Para isso, procurei reunir todo conhecimentos, estudos, vivências, práticas profissionais, espirituais e pessoais, (como: a própria formação em psicologia, especialização em arteterapia, astrologia, tarologia, cartomancia, magia, numerologia, cromoterapia, renascimento,  bioenergia, alquimia, entre tantos outros) a fim de construir uma ferramenta, método, técnica, programa que oportunize a pessoa, sob o meu acompanhamento, realizar essa reforma íntima, evoluir e atingir autoperfomance. 

Formato

Escolhi o formato de grupo, e não individual, pelo poder orgânico que um coletivo de pessoas cria.

1. Propicia trocas de experiências

Apesar de todos os aspectos positivos, é possível que a terapia individual enfrente limites pela sua característica de isolamento. Muitos apresentam demandas relacionais, como dificuldade para acolher os outros ou extrema insegurança. Em alguns casos, a participação em um grupo potencializa muito os avanços psicológicos.

A terapia de grupo também é uma grande oportunidade para conhecer pessoas que passam por problemas semelhantes. Ao discutir os assuntos com os outros participantes, você vê que não está sozinho. Poder desabafar temas da sua vida e escutar experiências de outras pessoas é algo bastante rico.

2. Fortalece as relações interpessoais

Outro benefício da terapia de grupo é o preparo para relacionamentos mais saudáveis. Com a mediação do psicólogo e suas técnicas, você se expõe em um ambiente seguro e pode rever questões relevantes sobre a forma como interage com as pessoas de sua vida. No grupo, vão surgir tanto sentimentos de afeição quanto conflitos. Ao falar de sua vida ou comentar sobre as vivências dos colegas, você se enxerga melhor no ato de relacionar-se. 

Assim, a terapia de grupo é uma ótima forma de desenvolver habilidades sociais. Nela, você pode aprender a demonstrar melhor seus sentimentos, comunicar-se de forma eficiente e ouvir o outro com mais atenção. Essas competências são fundamentais para a vida pessoal e profissional de todos. 

3. Oferece outros modelos aos participantes

Na terapia de grupo, paciente e psicólogo não estão sozinhos em seus desafios e avanços. Todos os outros participantes se transformam em modelos. É possível conhecer como cada pessoa lida com as dificuldades, supera os obstáculos e avança ou retrocede em suas questões. 

Enxergar a vida do outro e também contar com pontos de vista externos oferece inúmeras possibilidades de crescimento. Quando alguém vivencia uma conquista, a vitória é compartilhada, e os outros passam a ter mais esperança em relação aos próprios problemas. Da mesma maneira, quando um membro do grupo compartilha algo negativo e os outros oferecem compaixão a ele, aprendem também a ter paciência com as dificuldades que enfrentam. Ser solidário consigo mesmo é uma necessidade vital — e uma das principais aprendizagens ao fazer terapia com outras pessoas.

4. Otimiza os resultados do processo terapêutico

Por todas as características já comentadas até aqui, é possível perceber que a terapia de grupo gera grandes resultados. Enquanto no processo individual você conta apenas com a mediação do psicólogo, no grupo, recebe feedbacks de várias pessoas. Isso o coloca mais diretamente em contato com as questões que traz para a terapia. 

Além de tudo isso, o grupo ainda possibilita você realizar uma terapia semanal, repleta de técnicas e conhecimentos diversos, com valor muito abaixo da terapia individual.