VIA STUDIUM

Psicoterapia Psicológica

O que é?

A psicoterapia é um conjunto de estratégias e técnicas psicológicas que podem ser trabalhadas com pessoas que buscam lidar com suas emoções e sentimentos de forma positiva, além de reduzir e/ou tratar sintomas, transtornos e doenças mentais. De acordo com o objetivo, existem vários tipos de psicoterapia, mas todos devem ser realizados por um psicólogo ou psiquiatra.

Duração

A duração e o tipo de terapia utilizada dependerão dos sintomas, gravidade da situação, necessidades pessoais e motivação individual. A psicoterapia não é um aconselhamento e não busca dar respostas diretas a questões pessoais, mas sim desenvolver ferramentas e estratégias que ajudem a pessoa a resolver seus problemas pessoais e restaurar a função psicológica e social plena.

Público Alvo

Qualquer pessoa pode fazer terapia, desde crianças e adolescentes até adultos e idosos. Não importa a profissão, o gênero, a orientação sexual ou o local de origem.

Sessões

A quantidade de sessões necessárias deve ser sempre indicada pelo terapeuta, tendo por base os sintomas apresentados e os objetivos pessoais. Geralmente, as sessões de psicoterapia duram entre 45 a 60 minutos. Porém, em casos de terapia de casal, família ou de grupo, esse tempo pode variar e se estender segundo propósito específico. Técnicas, métodos, diálogo e formatação da sessão terapêutica varia de acordo com o tipo de abordagem e linha teórica do profissional. 

Objetivo

Um processo psicoterápico objetiva-se primordialmente proporcionar à você uma vida mental e emocional mais equilibrada, satisfatória e plena. Falamos muito de autoconhecimento; pois através da terapia você se capacita a identificar e conhecer seus próprios processos mentais, emocionais e comportamentais. E mais, aprende e desenvolve novas habilidades apropriando-se do poder de melhor enfrentamento e conquistas nesta jornada chamada vida.

Resultados

Os resultados alcançados com a psicoterapia dependem do seu empenho em mudar a situação que produz seus sintomas e desconfortos, além do tipo de terapia que utiliza. Por isso, é muito importante que a psicoterapia sempre seja orientada por um profissional da área, como psicólogo ou psiquiatra, que irá determinar o melhor tipo de terapia de acordo com os objetivos pessoais. Alguns fatores que impedem um bom resultado da psicoterapia são o desinteresse em melhorar, o mau relacionamento com o terapeuta, a má técnica e o tipo de psicoterapia utilizada. Portanto, caso não seja observado resultados, é recomendável procurar uma segunda opinião profissional. Contudo, quando você sentir-se confiante e seguro de que pode seguir o seu caminho com uma nova maneira de pensar e se comportar, terá atingido resultados esperados.

Benefícios

Escolher fazer terapia é um movimento valioso para cuidar da sua saúde mental. Muitas vezes, as pessoas têm dúvidas sobre por que fazer terapia e se ela é realmente necessária. Vamos explorar os benefícios da terapia e entender por que é uma opção importante e interessante para você:

  • Promove o autoconhecimento: Através da terapia, você pode explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos. Isso ajuda a entender melhor a si mesmo, identificar padrões e encontrar sua verdadeira essência.
  • Gerencia emoções e estresse: O cotidiano frequentemente traz estresse e ansiedade. A terapia oferece ferramentas para lidar com essas emoções, superar traumas e experiências dolorosas.
  • Convive com o medo: Terapeutas ajudam a enfrentar medos e fobias, permitindo que você viva uma vida mais plena e corajosa.
  • Livra-se de dependências: Seja emocional ou comportamental, a terapia auxilia na superação de dependências prejudiciais, como vícios ou padrões destrutivos.
  • Melhora nos relacionamentos: A terapia ensina habilidades de comunicação, empatia e resolução de conflitos, contribuindo para relacionamentos mais saudáveis e significativos.
  • Poder pessoal: a terapia se desenvolve a partir de vários processos que lhe auxiliarão, de forma plena e duradoura, a despertar todo seu potencial, tais como: autoestima elevada, narcisismo saudável, amor próprio, autoconfiança, autoeficácia, segurança pessoal, entre outros.
  • Lembre-se de que não é preciso estar em crise para buscar ajuda terapêutica. A terapia é para todos, independentemente de terem transtornos mentais. É uma oportunidade para crescimento pessoal, autoconhecimento e bem-estar emocional.